quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Piada Racista

Oi gentem!

Estou aqui ressucitando o BLOG. Hoje é um dia para comemoração. Eu finalmente consegui encontrar a revista MAD nº 27. Comprei no "SEBO SÓ LER" na Praça Dom Feliciano nº 116 no Centro de Porto Alegre.

O meu objetivo era encontrar algo que me assustou na época, 1987, quando eu tinha 11 anos. A "Seção de Cartas" da revista MAD in Brazil, na época respondida pelas fictícias "Irmãs Pitulho", tinha recebido a carta de um "suposto leitor racista".

Eu imaginava que o leitor era um personagem da redação. E também imaginava que o título "RACISTA" se tratava de alguma dúvida sobre racismo que a revista ia, como sempre, responder da maneira mais debochada possível.

Mas não era isso. O leitor dizia ter uma banda racista com o nome "Apartheid-Band", e fazia vários comentários debochados envolvendo muitas piadas racistas. Eu me assustei, pois ainda naquela noite de 1987, eu perguntei para vários vizinhos e parentes advogados que me confirmaram que a publicação de piadas desse tipo era crime inafiançável.

Muitos vão pensar que a revista só publicou algo que um leitor anônimo disse. Mas não. Na verdade a revista respondeu com outra avalanche de piadas racistas. Ou seja, se eu não me engano a revista cometeu um crime.

Ok. Na época não existia internet. E a revista MAD in Brazil nem era muito conhecida. Tinha um público "limitado", "selecionado" mas muito fiel. Ainda assim eu me assusto, pois eu era um garotinho de 11 anos. E pelo que se pode ver, na capa da revista não existe nenhuma recomendação para maiores de idade. Confira:



Causou algum desastre? Que nada! Garotinhos de 11 anos sabem muito bem distinguir uma piada dos assuntos sérios. Eu sou a favor de qualquer tipo de piada. Inclusive o chamado "Humor Negro" e todas as piadas "politicamente incorretas". Pois eu acredito que TUDO tem MOMENTO e LUGAR!!! Tenho certeza que a revista MAD in Brazil nº 27 de 1987 jamais iria parar nas mãos de alguém muito sensível ou traumatizado por racismo, nem muito menos nas mãos de criancinhas recém alfabetizadas formando sua personalidade. Eu, o garotinho de 11 anos, não virei racista por causa disso pois tenho grandes amigos negros e estou praticamente "juntando os trapos" com uma negra. mas eu ainda tenho "Grilo na Cuca":

PUBLICAR piada racista é crime? Era crime em 1987? Que tipo de crime?

E será que um trabalho desses é válido? Afinal de contas, piadas racistas ou qualquer outro tipo de brincadeira "politicamente incorreta" é algo que a gente conversa com os amigos na mesa do bar, ou assiste numa peça teatral adulta.

E vocês? Chegaram a qual conclusão?

Bom, agora segue abaixo as imagens da "Seção de Cartas" da revista MAD in Brazil nº 27 de 1987.

Mas ATENÇÃO!

CONTEÚDO INADEQUADO PARA MENORES DE 18 ANOS!!!

CONTEÚDO INADEQUADO PARA PESSOAS TRAUMATIZADAS COM GENOCÍDIO HISTÓRICO!!!

CONTEÚDO INADEQUADO PARA PESSOAS TRAUMATIZADAS COM DISCRIMINAÇÃO RACIAL!!!

>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>


Ok? Chegou até aqui? Então tá. Aí vai a imagem TOTAL da página:



Ok? Agora uma "ampliadinha".



Ok? Conseguiu ler? Então agora vai uma parte só com a "tripinha" em que a brincadeira com piadas racistas acontece.



Ok? Conseguiu ler? Acreditou? Foi em 1987. Agora uma "AMPLIADA" no comentário do "suposto leitor racista":




O que achou? Agora uma "AMPLIADA" na letra da música da "Apartheid-Band":




Não foi nada demais? Só um leitor anônimo que inventou coisas para aparecer? Então dá uma olhadinha na "AMPLIADA" da resposta da revista MAD in Brazil nº 27 de 1987:





Tirem suas conclusões. Alguém responde minhas dúvidas? Eu falei algo errado?

Um comentário:

Barbara disse...

Putaqueopariu! Não, tu não falou nada errado, e não pensou também... isso foi/é/sempre será crime, independente da época, porque esse "tipo de pensamento" (se pode-se dizer que uma criatura dessas pensa)continua existindo hoje, inclusive essas criaturas formam bandas para cantar seu preconceito, e o detalhe mais absurdo: eles têm quem os escute, quem os siga e têm inclusive fãs... ninguém conseguiu me explicar isso, porque aqui, independente da cor da tua pele, NÃO há uma única pessoa que seja da raça tal, somos todos uma mistura...