domingo, 19 de agosto de 2007

Lugar de Madonna é no museu!

Eu transcendo. Pela 1ª vez questionei o Michael Jackson. Eu, um recém-Balzáquio(31) que viveu a era "Thriller", pela 1ª vez na vida questionei o fenômeno do Neo-Caucasiano. Assisti ao clipe do show da Madonna no especial da TV à cabo:

*Falaram do show mais caro da história, o da última turnê dela.

E eu pensando "Grande Coisa! Titanic também foi muito caro e era uma porcaria."


*Falaram que o show tinha rendido muito obtendo sucesso absoluto. Elogiado pelo público e pela crítica.

E eu pensando "Grande Coisa! Thriller ainda é o maior fenômeno de vendas no mundo da música."


*Falaram que ela tinha inovado outra vez cantando com muita ajuda de aparelhos eletrônicos.

E eu pensando "Grande Coisa! A Cher cantou igual, com as mesmas técnicas em BELIEVE. Ao ponto de ser possível confundir as duas. Só que quando a Cher faz isso dizem que é comercial, bate-estaca, babinha, cafona, brega, etc."


*Falaram que ela tinha lançado a música e o videoclipe JUMP com um cara que pulava muito dando saltos-mortais encaixando-se perfeitamente na música.


E eu pensando "Grande Coisa! VAN HALEN fez isso a mais de 20 anos atrás."



*Falaram que ela tinha lançado o Le Parkour para o mundo com JUMP.

E eu pensando "Grande Coisa! Le parkour já testava pelo mundo mais de 2 anos antes dela lançar a música e o videoclipe JUMP. "


*Falaram que ela havia gravado um videoclipe ao vivo DURANTE O SHOW e mostraram isso:



Senti minha visão estuprada. Eu jamais imaginei que veria algo comparável a "Era Thriller". Coisas do tipo ninguém sequer consegue discutir se aquilo é o que há de melhor e de tendência/vanguarda do momento no mundo. Dá a impressão que Homem-Aranha, Demolidor, Thundercats, Jackie Chan, Batman & Robin se disfarçaram de dançarinos da Madonna. Sou fanático por super-heróis e jamais imaginei que alguém se prestasse a colocar algo do tipo num show. Quantas vezes, de anos e anos atrás, comentei que se eu fosse empresário ao invés de colocar bailarinos renomados fazendo tudo aquilo que já foi feito para pagar cachês caríssimos(tipo aqueles que tinham na boate IBIZAclub de Atlântida/RS entre 1996 e 1997), eu colocaria gente dos guetos que são "dublês autodidatas". O pessoal do morro com Capoeira e Break, que faz proezas físicas sobre-humanas e cobra um cachê minúsculo. Sempre que eu falava isso, alguém me rebatia dizendo: "Ah, bem capaz. Mas assim nem ia fazer sucesso. Isso não dá certo. Não dá dinheiro.".
É, mas agora vão lá e fazem igualzinho ao jeito que eu dizia que era o melhor; e DÁ CERTO!
Óbvio. Como é que tu vai ter tanta certeza que algo vai dá errado Daquele Jeito se até hoje Daquele Jeito ninguém tentou? E como é que tu vai querer se dar melhor do que os outros fazendo sempre aquilo que todo mundo faz?

Obs: Pelé não conta!!!

Bom, retomando o assunto... 5 minutos após eu ver este videoclipe...

E eu pensando "Grande Coisa! A BRASILEIRA Deborah Colker já fez isso no espetáculo VELOX a mais de 10 anos atrás. Quando? Em 1995."

Duvidou?


Ainda duvida?


Ainda tá duvidando?



É isso mesmo. VELOX é de 1995 e eu me mordia porque não podia assistir.


E nem vieram ao RS. Que saco! Pelo jeito eu vou ter que esperar pelo show da Madonna mesmo.


Pô, Deborah. Traz VELOX pra Porto Alegre! A Madonna roubou a tua idéia. Ou tu acha que passa pela cabeça das pessoas no Brasil e no mundo que TU é a 1ª? Que foi tu quem inventou? E que no VELOX os bailarinos subiam na parede, dançavam de cabeça pra baixo e ainda coreografavam Kung-Fu entre outras coisas? Eu só vi alguns FLASHs de "making-offs" no Vídeo-Show.

As fotos foram tiradas do espetáculo DINAMO de 2006. Mas em 1995 Deborah Colker já havia criado VELOX com a "Coreografia Homem-Aranha".